sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Resumo - Sistema Respiratório

Oi gente, façam o mesmo esquema do ultimo resumo:

Sistema Respiratório

A respiração é um termo usado para trocas gasosas com o meio externo através de superfícies respiratórias. Os gases da respiração são gás carbônico e oxigênio. Essas trocas são realizadas por difusão.

- Difusão: movimento passivo das moléculas de um lugar onde estão mais concentradas para outro onde estão menos.

Em todos os animais precisa-se de um meio aquoso para a difusão ser realizada. Nos peixes e outros animais aquáticos a superfície está sempre em contato com a água. Nos animais terrestres o próprio corpo mantém úmida a superfície respiratória. Seca, a superfície não realiza difusão.

-Respiração cutânea: Quando a difusão ocorre pela pele. Para isso existem estruturas que podem ser consideradas duas categorias:

a) Brânquia: Está totalmente ligada com sistema circulatório do corpo e a circulação de água na pele. Isso é fundamental para a difusão de gases porque a água é renovada sempre. Brânquias podem ser internas ou externas como nos peixes.

b)Pulmão: Está relacionado com o sistema circulatório, mecanismos de ventilação e com a respiração no ambiente terrestre.

  • Nos peixes: a água entra pela boca,passa pela faringe molhando as brânquias,e sai pelas fendas braquiais.
  • Nos anfíbios: os pulmões são estruturas simples, eles usam a movimentação da boca para ventilar os pulmões esse processo chamamos de bomba de sucção.

Nos repteis há mais divisões internas e nos mamíferos há formação de alvéolos por causa do grande número de divisões internas. O ar entra e sai pelas mesmas vias.

  • Nas aves: Elas possuem sacos aéreos estruturas que passam por todo corpo e que saem dos compactos pulmões o ar só tem uma direção.

Caminho do ar nos mamíferos:

CAVIDADES NASAIS-FARINGE-LARINGE-TRAQUÉIAS E BRÔNQUIOS-BRÔNQUIOLOS E PULMÕES.

Obs:

-Inspiração: Com a contração do diafragma a caixa torácica aumenta e diminui a pressão interna. Quando contrai o diafragma desloca-se para baixo. E as costelas de elevam.

-Expiração: Com o relaxamento do diafragma a caixa torácica diminui e aumenta a pressão interna. Quando relaxa, o diafragma desloca-se para cima e as costelas abaixam.

- Sangue venoso: é rico em gás carbônico ao contrário do meio externo que fica em contato com superfícies respiratórias.

- Sangue arterial: é rico em oxigênio. Nas superfícies respiratórias, há difusão de CO2 para o meio externo e entrada de O2 para o sangue.

-Hematose: Quanto o sangue venoso passa a ser arterial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário