sábado, 25 de setembro de 2010

Anotações - Biologia

Essas informações foram ditas nas aulas de Biologia nos dias citados. Isso apenas complementa a matéria do caderno.

Fotossíntese; 28.08.10
- Se houver uma quantidade excessiva de CO2 em um ambiente, não haverá O2 para a planta respirar. É como se ela morresse intoxicada , ou seja, começa a faltar O2, ocorre a morte celular e a fotossíntese não pode acontecer.
- A quantidade de alimento produzida na fotossíntese varia no decorrer do dia.
- Som e luz são duas ondas diferentes, mas é possível transformar uma em outra se alterarmos a frequência.
- Temos em um extremo o infravermelho e no outro o ultravioleta. Nós não enxergamos esses extremos, só o que está entre eles. Nosso olho só enxerga imagens refletidas.
- A luz verde não seria boa pra planta, pois ela refletiria a luz em vez de absorvê-la.

Fotossíntese; 02.09.10
- O RDP funcioná como um suporte para o CO2 e, posteriormente, para os hidrogênios transportados pelo NADPH2.
- Para formar a glicose, utiliza-se o C, O, H retirados do CO2 e do NADPH2.
- Não se usa todos os 12 PGAL porque não haveria como reagrupar os PGAL para formar RDP.
- No caso da batata, que é rica em amido; ela em vez de fazer o ciclo da pentose e formar um glicídio ela ‘guarda’ o PGAL e forma uma molécula de amido.

Fotossíntese; 09.09.10
- Independente da equação escolhida, o produto é o mesmo. Moléculas inorgânicas vão reagir com a luz e gerar matéria orgânica.
- Aprendemos no Pedrinho que o oxigênio vira gás carbónico mas isso é ERRADO. O oxigênio aparece com a quebra do H2O.

Respiração Celular; 14.09.10
- O grande problema das dietas de proteína é que elas sobrecarregam os rins. A parte amina da proteína deixa a urina amarelada. Ela funciona por um tempo, pois, o corpo gasta a reserva de lipídios.
- Todo ácido tem hidrogênio. Logo, se os átomos de H que sobram da quebra da glicose fossem liberados no organismo, haveria acidose, o meio ficaria muito ácido e a célula morreria. Para que isso não aconteça, o oxigênio se junta a esses átomos de hidrogênio, gerando água e impedindo a acidificação do meio.
- Sem as mitocôndrias só, a primeira etapa da respiração celular seria realizada. A mitocôndria melhorou o aproveitamento de energia das células.

Respiração Celular; 21.09.10
- Durante o primeiro e segundo processos, são geradas moléculas transportadoras de hidrogênio, para que ele não sobre e torne o meio ácido.
Glicólise
- O ácido pirúvico é basicamente a metade da molécula de glicose. Porém, sobram alguns átomos de hidrogênio, que serão usados na terceira etapa para gerar energia.
- Para os organismos que fazem fermentação, o processo de obtenção de energia termina na glicólise gerando ácido lático ou álcool.
Ciclo de Krebs
- Até a produção de acetil, o processo foi feito no citoplasma. Para continuar o processo, ele precisa entrar na mitocôndria ; o agente transportador do acetil é a coenzima A ou (CoA), que se junta ao acetil formando acetilcoa. Por ser transportadora, ela apenas leva o acetil para dentro da mitocôndria e depois volta para o citoplasma, para realizar o transporte novamente.
- O ácido pirúvico perde um átomo de carbono (que vira CO2). Por isso quando se divide e vira acetil, fica com só dois carbonos. A quebra da glicose forma dois ácidos pirúvicos por isso todo o processo tem de ser multiplicado por dois.

beijinhos! hihi

Nenhum comentário:

Postar um comentário